Teses - História para o Ensino da Matemática

Essa subseção contém produções doutorais resultantes de pesquisas que conectam informações históricas de fontes primárias ou secundárias, teorias de aprendizagem, métodos de ensino, e às vezes, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), com finalidades pedagógicas, para elaborar materiais didáticos e estratégias para o ensino da Matemática.

Ano Autor(a) / Título / Instituição / Orientador(a) Download
1993 Antonio Miguel. Três estudos sobre história e educação matemática. UNICAMP. Lafayette de Moraes 624
1993 Carmem Maria Guacelli Táboas. O número e sua história cultural fundamento necessário na formação do professor. UNICAMP. Newton Cesar Balzan 489
1995 Maria Angela Miorim. O Ensino de Matemática: Evolução e Modernização. UNICAMP. Lafayetti de Moraes 502
2000 Rômulo Marinho do Rêgo. Uma abordagem alternativa de ensino do cálculo utilizando infinitésimos. UFRN. John Andrew Fossa 133
2001 Iran Abreu Mendes. Ensino da matemática por atividades: Uma aliança entre o construtivismo e a história da matemática. UFRN. John Andrew Fossa 796
2003 Maria Terezinha Jesus Gaspar. Aspectos do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico em Algumas Civilizações e Povos e a Formação de Professores. UNESP. Sergio Roberto Nobre 411
2004 Eliana da Silva Souza. A prática social do cálculo escrito na formação de professores: a história como possibilidade de pensar questões do presente. UNICAMP. Antonio Miguel 404
2006 Adriana Aparecida Dambros. O conhecimento do desenvolvimento histórico dos conceitos matemáticos e o ensino de matemática: possíveis relações. UFPR. Maria Tereza Carneiro Soares 426
2009 Rosalba lopes de oliveira. Ensino de matemática, história da matemática e artefatos: possibilidade de interligar saberes em cursos de formação de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. UFRN. Benedito Antonio da Silva 420
2010 Maria Deusa Ferreira da Silva. Problemas e modelos que contribuíram com o desenvolvimento do cálculo diferencial e integral: dos gregos a Newton. UFRN. Iran Abreu Mendes 448
2010 Maria José Freitas Mendes. Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico de revolutionibusorbiumcoelestium. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 445
2011 Eliane Maria de Oliveira Araman. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. UEL. Irinéa Lourdes Batista 410
2011 Lucia Helena Bezerra Ferreira. Ateliês de história e pedagogia: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. UFRN. Iran Abreu Mendes 425
2013 Rita Sidmar Alencar Gil. Formação de professores de matemática: Conexões didáticas entre matemática, história e arquitetura . UFRN. Iran Abreu Mendes 290
2014 Daniele Esteves Pereira. Correspondências cientpificas como uma relação didática entre história e ensino de matemática: o exemplo das cartas de Euler a uma Princesa da Alemanha. UFRN. Iran Abreu Mendes 412
2014 Edilene Simões Costa dos Santos. A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E PROCEDIMENTOS PARA SUA MEDIDA NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES FUNDAMENTADAS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. UNB. Cristiano Alberto Muniz. 417
2014 Graciana Ferreira Dias. História da matemática como metodolodia de ensino: um estudo a partir do Tratado sobre o Triângulo Aritmético de Blaise Pascal. UFRN. John Andrew Fossa 452
2016 Aline Caetano da Silva Bernardes. História e Ensino de Matrizes: Promovendo Reflexões Sobre o Discurso Matemático. UFRJ. Nelson Maculan Filho Tatiana Marins Roque 402
2017 André Pereira Pedroso. Materiais Concretos, História E Ensino Da Matemática: Interseções Significativas Para A Prática Pedagógica.. UNICAMP. Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa 416
2018 Elisângela Dias Brugnera. O uso da história da matemática e do Geogebra para o ensino de aprendizagem de geometria com ênfase no estudo de retas. REAMEC. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov 459
2018 Gerson Geraldo Chaves. Uma abordagem para a (re)construção do conceito de número real por estudantes da primeira série do Ensino Médio. ANHANGUERA. Rosana Nogueira de Lima e coorientação da Professora Doutora Vera Helena Giusti de Souza 416
2023 Antonia Naiara de Sousa Batista. A articulação de saberes geométricos com trigonométricos por meio da fabricação da balhestilha de Figueiredo (1603) para a construção de uma interface. Universidade Estadual do Ceará. Ana Carolina Costa Pereira 54
2023 Francisco Wagner Soares Oliveira. O instrumento jacente no plano na transição da geometria plana para a espacial na formação de professores. Universidade Estadual do Ceará. Ana Carolina Costa Pereira 41