Dissertações (Mestrado Profissional) - História da Educação Matemática

Nessa subseção estão incluídas dissertações de mestrado que abordam histórias sobre trajetórias (vida, formação, produções obra e professores de matemática) e suas contribuições para a melhoria do ensino, história de instituições científicas e escolares e de disciplinas escolares relacionadas à matemática escolar, às memórias e ao patrimônio da Educação Matemática Brasileira. Neste caso são identificados produtos educacionais para uso em aulas de matemática.

Ano Autor(a) / Título / Instituição / Orientador(a) Download
2005 Ângela Maria dos Santos . JOSÉ ANASTÁCIO DA CUNHA, MATEMÁTICO PORTUGUÊS DO SÉCULO XVIII: Um relato de sua trajetória. PUC - SP. Maria Elfrida Ralha 282
2005 Edna Roséle da Conceição Neves . Uma Trajetória pela História da Atividade Editorial Brasileira: Livro Didático de Matemática, Autores e Editoras. PUC - SP. Ubiratan D 'Ambrósio 299
2007 Márcia Prado Castro. O projeto Minerva e o Desafio de Ensinar Matemática via Rádio . PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio 284
2008 Augusto Cesár Aguiar Pimentel . Praça da Matemática: As faces da História na Construção de um Monumento . PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio 301
2008 Cristiane Vidouto Brandespim Santander. O Trabalho do professor Sylvio Nepomuceno, Ajudando a reconstituir a HEdM ao Tempo de influência do Movimento da Matemática Moderna. PUC - SP. Célia Maria Carolino Pires 275
2008 Givanildo Farias da Silva . A Reorganização da Matemática Escolar do Colégio em Tempos do Movimento da Matemática Moderna . PUC - SP. Ana Lúcia Manrique 273
2008 Luciana Patrocínio Britto . Scipione di Pierro Neto e sua proposta para o ensino da geometria na coleção curso colegial moderno . PUC - SP. Ana Lúcia Manrique 291
2008 Rogério Carlos Ferreira . Orientações curriculares para o Ensino de Geometria: do periodo da Matemática Moderna ao Momento atual. PUC - SP. Célia Maria Carolino Pires 293
2008 Carlos Ociran Silva Nascimento. Alguns Aspectos da Obra Matemática de Joaquim Gomes de Souza. Universidade Estadual de Campinas. Eduardo Sebastiani Ferreira 204
2009 Suely Torres de Melo dos Santos Lima, . Projeto para a criação do Cento de Memória do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada: uma história de competência, paixão e perseverança. FGV/RJ . Marieta de Moraes Ferreira 286
2009 Waléria de Jesus Barbosa Soares . Juros em Livros Didáticos de Matemática no Maranhão do século XIX . UNICAMP. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov 276
2010 Armando Pereira. Equações algébricas no ensino fundamental: um panorama de dissertações da PUC/SP. PUC - SP. Maria Cristina Souza de Alburquerque Maranhão 283
2010 Sandra Dourado de Oliveira . Séries Iniciais: Um Panorama das pesquisas produzidas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP no período de 1994 a 2008. PUC - SP. Armando Traldi Junior 288
2010 Giseli Martins de Souza. Felix Klein e Euclides Roxo: debates sobre o ensino da matemática no começo do século XX. Universidade Estadual de Campinas. Rogério Monteiro de Siqueira 204
2011 Antonio Cesar dos Santos Esperança. O ensino de matemática do Instituto Julio de Castilhos: um estudo sobre as provas do cursp complementar. UFRGS. Elizabete Zardo Búrigo 283
2011 Wagner da Cunha Fragoso. História da matemática: uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 293
2012 Heloisa HEnMandez de Fontes Salvador. UMA HISTÓRIA DO ENSINO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE MODERNIZAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR, VASSOURAS 1950-1969. USS. Lucia Maria Aversa Villela 352
2012 Marcelo Ferreira Martins Salvador. Uma História de Paixão: Estela Kaufman Fainguelernt e o Ensino da Geometria. USS. Lucia Maria Aversa Villela 264
2012 Marcos Ribeiro Raad. História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 295
2012 Roberto João Eissler. CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA TEUTO-BRASILEIRA AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. URB. JOSINETE GAERTINER 281
2013 Carlos Alberto Marques de Souza. Ás portas da república: curso primário e artimética escolar em Vassouras (1887 -1904). USS. Lucia Maria Aversa Villela 272
2013 Eder Quintão Lisboa. O desenho geomátrico como disciplina de curso de licenciatura em matemática: uma perspectiva histórica. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 281
2013 Fernanda Luciana Tenório Magalhães. Memórias de práticas: a disciplina "prática de ensino" na formação do professor de matemática. UFJF. Wagner Rodrigues Valente 289
2013 Joselio Lopes Valentim Junior. A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: análise de livros didáticos utilizados entre a Reforma Capanema e o MMM. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 285
2013 Nayara Jane Souza Moreira. CONTINUIDADE(S) E RUPTURA(S) NOS LIVROS DIDÁTICOS “A CONQUISTA DA MATEMÁTICA”: COMO ENSINAR A PARTIR DE ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS DA Educação Matemática (1982 – 2009). UFS. Ivanete Batista dos Santos 281
2013 Susana Ribeiro Soares. Um estudo histórico do ensino de Geometria analítica no curso de matemática da UFJF as décadas de 1960 a 1970. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 279
2014 JORGE ALEXANDRE DOS SANTOS GASPAR. O DESENHO ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA HISTÓRIA DE 1890 A 1964. USS. Lucia Maria Aversa Villela 318
2014 Rogerio dos Santos Carneiro. O MÉTODO INTUITIVO NA ARITMÉTICA PRIMÁRIA DE CALKINS E TRAJANO. USS. Lucia Maria Aversa Villela 319
2015 Bianca Silva Souza de Omena. A história da matemática em propostas didáticas presentes em teses e dissertações brasileiras. UNIFEI. Maria Feiteiro Cavalari 330
2015 CLAUDIO HEnMRIQUE ZIVIANI. A ARITMÉTICA EM PROGRAMAS DAS SÉRIES INICIAIS: MINAS GERAIS (1961 e 1965). USS. Denise Medina 323
2015 Leonardo Silva Costa. Malba Taham e a rebista Al-Karismi: didálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da Educação Matemática no EF. UFU. CRISTIANE COPP DE OLIVEIRA 334
2015 SILVIA DE CASTRO DE BARROS. O ENSINO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MINAS GERAIS ENTRE AS DÉCADAS DE 1890 E 1940. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 340
2016 JOSÉ ROBERTO DA COSTA JUNIOR. BUSCANDO A FORMAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA EM MATEMÁTICA, NO CURSO NORMAL DO COLÉGIO SANTA ÂNGELA: Resende, de 1960 a 1970. USS. Lucia Maria Aversa Villela Denise Medina de Almeida França 332
2016 Marylucia Cavalcante Silva. PERCEPÇÕES E APROXIMAÇÕES SOBRE OS SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS PARA O ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO ENTREMARANHÃO E SÃO PAULO: aritmética escolar na legislação oficial de 1890 a 1895. UFPel. Maria de Fátima Duarte Martins 397
2016 THIAGO NEVES MENDONÇA. QUE GEOMETRIA ENSINAR ÀS CRIANÇAS EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA? Referências e práticas de uma professora da cidade de Juiz de Fora. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 332
2016 Wanderlei José Pires Junior. A Educação Matemática E A ELABORAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS: a Coleção Matemática de Imenes e Lellis. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 333
2017 Andréa Aparecida Vieira. TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DISCIPLINAS DE GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENTRE 1980 E 2010: ENFOQUE HISTÓRICO E EPISTEMOLÓGICO. UFJF. Marco Antônio Escher 339
2017 ANDRÉIA MAGALHÃES DIAS ALMEIDA. O DESENHO NA REFORMA JOÃO PINHEIRO DE 1906 EM MINAS GERAIS . UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 319
2017 Célio Moacir dos Santos. SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: uma análise de livros didáticos publicados no Brasil (1930 a 1970). PUC - MG. Elenice de Souza Lodron Zuin 358
2017 DÉBORA RODRIGUES CAPUTO. O SABER DESENHO NO ENSINO PRIMÁRIO A PARTIR DAS REVISTAS DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1925 A 1932): SUA CONCEPÇÃO E AS PROFISSIONALIDADES. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 341
2017 ELISETE MARIA BONFADA. A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS NORMALISTAS: O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA. UFRGS. Andréia Dalcin 334
2017 Ivan Britto Barreto. Lno de Jesus Soares: uma história de vida. UFPel. Denise Nascimento Silveira 333
2017 LIEGE PRISCILA DE MEDEIROS. O CURSO DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES LEIGOS DE 1963 A1965 EM CAICÓ/RN: UM DOCUMENTÁRIO PARA A HISTÓRIA DA Educação Matemática. ÚFRN. Liliane dos Santos Gutierre 324
2018 Adriele Cristina Domingos Rodrigues. Saberes geométricos na revista do ensino de Minas Gerais no período de 1940 a 1950. UFJF. Reginaldo Fernando Car neiro 350
2018 FLÁVIA DE FATIMA SANTOS SILVA. MALBA TAHAN, GEOMETRISMO E O CADERNO DIRIGIDO: CONVERSAS E POSSIBILIDADES NO CENÁRIO DA SALA DE AULA. UFU. Cristiane Coppe de Oliveira 330
2018 GABRIEL LUIZ SANTOS KACHEL. CONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÕES DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO CURSO TÉCNICO EM ESTRADAS DO IFES (1960 – 1990). IFES. Lígia Arantes Sad 333
2018 Juliana Mercedes Rheinheimer. Ensinar e aprender matemática: ressonancias da Escola Nova em um olhar sobre a formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha ( 1940 - 1955). UFRGS. Andreia Dalcin 323
2018 MARIA DAS GRAÇAS SCHINNIGER ASSUN GARCIA. O DESENHO COMO MATÉRIA EM MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 307
2018 Nicolly Peçanha do Nascimento Silva. Saberes geométricos na revista do ensino de Minas Gerais no período de 1925 a 1932. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 314
2018 REGIS VERÍSSIMO LAMAS DE OLIVEIRA . Geometria a e para ensinar: cadernos de normalistas e professores das séries iniciais – 1960 a 1980 . UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 328
2018 Rodrigo Martins de Almeida . O movimento das pesquisas em educação matemática financeira escolar de 1999 a 2015. UFJF. Marco Aurélio Kistemann Junior 242
2018 Rogéria Teixeira Urzedo Queiroz. Equação/função exponencial em livros didáticos no Brasil (1930-1980). PUC - MG. Elenice de Souza Londron Zuim 349
2020 Maria de Lara Terna Garcia Mancilha. O currículo do ensino fundamental das escolas municipais de Santo André: Concepções, Histórias e Memórias (2005 – 2016). USCS. Sanny Silva da Rosa 35