Dissertações (Mestrado Profissional) - História para o Ensino da Matemática

Essa subseção contém dissertações de mestrado resultantes de pesquisas que conectam informações históricas de fontes primárias ou secundárias, teorias de aprendizagem, métodos de ensino, e às vezes, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), com finalidades pedagógicas, para elaborar materiais didáticos e estratégias para o ensino da Matemática. Neste caso há uma tendência à criaçãod e modelos didáticos mais direcionados para o ensino e aprendizagem em contextos de aprendizagem multivariados.

Ano Autor(a) / Título / Instituição / Orientador(a) Download
2004 Carmen Rosane Pinto Frazon . ANÁLISE DO LIVRO I DO GEOMETRIA DE DESCARTES: apontando caminhos para o ensino da Geometria Analítica segundo uma abordagem histórica. UFRN. Arlete de Jesus Brito 293
2004 Cristiano Othon de Amorim Costa . A Perspectiva no Olhar -Ciência e Arte do Renascimento- . PUC - SP. Vincenzo bongiovanni 286
2005 ANDREIA JULIO DE OLIVEIRA. O ENSINO DOS LOGARITMOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. UFRN. Arlete de Jesus Brito 283
2005 TEREZINHA FRANCELINO FERREIRA. A DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR. PUC - SP. Ubiratan D 'Ambrósio 283
2007 CLAUDIMAR ABADIO DOS SANTOS. A história da matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da matemática. PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio 301
2007 MARCO AURÉLIO MUNHOZ CANO. Ciência, magia e filosofia no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma introdução histórica sobre o Teorema de Pitágoras. PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio 263
2007 Marta Maria Mauricio Macena, . CONTRIBUIÇÕES DA INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA PARA UMA APRENDIZAGEM DAS SECÇÕES CÔNICAS COM SIGNIFICADO. UFRN. Iran Abreu Mendes 292
2008 Everaldo Fernandes Barbosa.  A Regra de L'Hôpital - Análise Histórica da Regra de L'Hopital. A importância da História da Matemática na disciplina de cálculo. UNICAMP. Eduardo Sebastiani Ferreira 281
2008 Odenise Maria Bezerra, . Investigação Histórica nas Aulas de Matemática: Avaliação de Duas Experiências. UFRN. Iran Abreu Mendes 283
2008 Robson de Oliveira Santos, . O uso pedagógico de uma sequência didática para a construção do conceito de números complexos. UFRN. John Andrew Fossa 283
2008 Sonia Maria Cavalcanti da Rocha, . Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo concentrado no conceito de função. UFRN. Iran Abreu Mendes 288
2009 Georgiane Amorin Silva . Estudo Histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos à luz de Eugène Bahier . UFRN. John Andrew Fossa 272
2010 Alexandro José Correia Scopel. Contribuições Didáticas de Malba Tahan para o Ensino de Matemática. PUC - MG. Dimas Felipe de Miranda 270
2010 José Roberto Costa Júnior, . ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO AO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE: contribuições da História da Matemática. UFRN. Paulo Cézar de Faria 292
2011 Benedito Fialho Machado. Vídeo-aula de história da matemática - uma possibilidade didática para o ensino de matemática. UFRN. Iran Abreu Mendes 290
2011 Daniel Gustavo de Oliveira. Explorando o conceito de derivada em sala de aula, a partir de suas aplicações e sob a perspectiva histórica. UFOP. FELIPE ROGÉRIO PIMENTEL 292
2011 Elaine Souza de Macêdo. Uma sequência didática para o ensino da resolução da equação do 2º grau: adequação para uso com professores. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 294
2011 Evanildo Costa Soares. Uma investigação histórica sobre os logaritmos com sugestões didáticas para a sala de aula. UFRN. Iran Abreu Mendes 293
2011 Rafael Rix Gerônimo. Elaboralão de um RGP (Role Playing Game) a partir do Papiro de Rhind. PUC - SP. Fumikazu Saito 273
2011 Severino Carlos Gomes. Elaboração e aplicação de uma sequencia de atividades para o ensino de trigonometria numa abordagem histórica. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 292
2011 Valdirene Rosa de Sousa. Funções no Ensino Médio: história e modelagem. PUC - SP. Antonio Carlos Brolezzi 277
2012 Albimar Gonçalves de Melo. Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partr de dissertações e teses defendidas no Brasil de 1990 - 2010. UFRN. Iran Abreu Mendes 326
2012 Daividson Paulo Azevedo Oliveira. Um estudo misto para entender as contribuições de atividades baseadas nos fundos de cohecimento e ancoradas na perspectiva sociocultural da história da matemática para a aprendizagem de função por meio da pedagogia cultural relevante. UFOP. MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA 322
2012 Gladis Bortoli . Um olhar histórico nas aulas de trigonometria: possibilidades de uma prática pedagógica investugativa. UNIVATES. MIRIAN INES MARCHI 292
2012 Jeferson André Gottardi. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL. URB. TANIA BAIER 296
2012 Liceu Luis de Carvalho. Atividades estruturadas de equações polinomiais numa abordagem histórica por meio de e-book. UFRN. Liliane dos Santos Gutierre 279
2012 Marcia Nunes dos Santos. A história da matemática como desencadeadora de atividades investugatórias sobre o teorema de Tales: análise de uma experiência realizada com uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). UFOP. MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA 274
2013 Ana Paula Pereira do Nascimento Silva. A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de comnhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 272
2013 Anna Karla Silva do Nascimento. Geometria não-euclidiana como anomalias: implicação para o ensino de geometria e medidas. UFRN. GISELLE COSTA DE SOUZA 274
2013 Evandro Alexandre da Silva Costa. Analisando algumas potencialidades pedgógicas da história da Matemática no ensino e aprendizagem de disciplina de Desenho Geométrico por meio da Teoria Fundamentada. UFOP. MILTON ROSA 274
2013 Fabiano Teixeira Garcia. A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática à distância. UFOP. MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA 277
2013 Freud Romão. Matemática védica no ensino das quatro operações. UFRN. Iran Abreu Mendes 272
2013 Jefferson Leandro Gomes de Oliveira. Elaboração de atividades didáticas para o ensino de matemática a partir de Lençons Élémentarires de Lagrange. UFRN. Iran Abreu Mendes 268
2013 Juliana de Melo Pereira. História da matemática na formação do professor: dificuldades e sugestões. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 271
2013 Lidiane Schimidtz Lopes. A história da matemática e o Blog na formação inicial do professor. UFPel. ANDRE LUIZ ANDREJEW FERREIRA 263
2013 Marcos Vinicius Ferreira Fernandes. Métodos históricos utilizados para a resolução de uma equação do 2º grau. UFSCAR. JOÃO CARLOS VIEIRA SAMPAIO 276
2013 Michelle da Costa Barros Coelho. Números complexos e suas aplicações geométricas no ensino superior. CEFET RJ. DAYSE HAIME PASTORE 295
2013 Paula Cristina Bacca. Geometria analítica na educação básica: primeiros passos no plano cartesiano. URB. TANIA BAIER 263
2013 Viviane Chitolina. A geometria dos mosaicos: uma proposta contextualizada na história da matemática. URI. NILCE FATIMA SCHEFFER 286
2014 Alexsandro Coelho Alencar. História no livro didático de matemática: práticas discursivas. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa 324
2014 Clovis Lisboa dos Santos Juniot. História da matemática no processo educativo: um desenho da prática docente em Teixeira de Freitas - Bahia. IFES. EDMAR REIS THIEGON 306
2014 Eduardo Jesus Dias. O uso dos tablets nas aulas de matemática no Ensino Médio. UNICSUL. CARLOS FERNANDO DE ARAUJO JUNIOR 4301
2014 Gelindo Martineli Alves. As contribuições da etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para formação da cidadania dos alunos do 8º ano do ensino fundamental por meio de ensino e aprendizagem de conteúdos de Educação Financeira . UFOP. MILTON ROSA 285
2014 Giovani Marcelo Schimdt. A história da matemática como recurso didático para o ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO. WALDIR PRETTO 271
2014 José Damião Souza de Oliveira. A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 - 1800) em atividades com o Geogebra. UFRN. GISELE COSTA DE SOUZA 273
2014 Juliano Eli. Números complexos e suas aplicações : uma proposta de ensino contextualizado com abordagem histórica. URB. TANIA BAIER 279
2014 Lunarde Lourenço dos Santos Freitas. ÁLGEBRA BOOLEANA E MODELOS MATEMÁTICOS DE SIMPLIFICAÇÃO EM CURSOS TÉCNICOS. PUC - MG. Dimas Felipe de Miranda 264
2014 Lupi Scheer dos Santos. A geometria de escola e a utilização da história em quadrinhos nos anos finais do EF. UFPel. CARLA RODRIGUES GONÇALVES 287
2014 Maria Edilane Braz. História da matemática e teatro nas aulas sobre teorema de tales: um script proposto. UFRN. Liliane dos Santos Gutierre 278
2015 Fabio Caceres. O ensino de geometria euclidiana: possíveis contribuições da história da matemática e de resolução de problemas de George Polya. UFSCAR. PAULO CEZAR OLIVEIRA 341
2015 Jonathan Gil Müller. Teoria dos Grafos para o Ensino Fundamental: desafios lúdicos. URB. TANIA BAIER 321
2015 Juliana Maria Schivani Alves. Dos mínimos quadrados à regressão linear: atividades históricas sobre função afim e estatística usando planilhas eletrônicas. UFRN. GISELE COSTA DE SOUZA 338
2016 Alexandre Oliveira da Silva. A evolução dos algoritmos das operações artiméticas ao longo da história. USS. Lucia Maria Aversa Villela 346
2016 Benjamim Cardoso da Silva Neto. História da matemática e produção de significados: Porpista de tarefas didáticas para o ensino do Teorema de Tales. IFG. ADELINO CANDIDO PIMENTA 336
2016 Elisângela Miranda Pereira. A história da matemática nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. UNIFEI. Maria Feiteiro Cavalari 341
2016 Gesivaldo dos Santos Silva. História da matemática na formação de professores: sistema de numeração antigo. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 454
2016 ILMA RIBEIRO LINHARES FERREIRA. HISTÓRIA NA Educação Matemática: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MEDIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. UFMG. WAGNER AHMAT AUAREK 337
2016 Lauro Chagas e Sá. Construção e utilização de maquete eletrônica para ensino de grafos: aprendizagens discentes partir de uma abordagem histórico investigativa. IFES. Sandra Aparecida Fraga da Silva 311
2016 Tiago Bissi. Álgebra e história da matemática: análise de uma proposta de ensino apartir da matemática do Antigo Egito. IFES. Lígia Arantes Sad 331
2017 Fabiana de Souza Bonfim. História da matemática e cinema: o caso da criptografia na introdução do ensino de álgebra. USP. Antônio Carlos Brolezzi 355
2017 Lucas Ferreira Gomes. Vídeos didáticos e história da matemática: uma proposta para explorar as geometrias não-euclidianas na formação docente. UFPR. Eliane Maria de Oliveira Araman 342
2017 Luciana vieira andrade. História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função. UFRN. GISELLE COSTA DE SOUZA 343
2017 Marcos Roberto dos Santos. Compreensão de professores do EM acerca de utilização de HM no Ensino de Matemática. UNIFEI. Mariana Feiteiro Cavalari 348
2017 Michele de Souza Moraes. Setor Trigonal: contribuições de uma atividade didática na formação de conceitos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática. UNESP. Marisa da Silva Dias 327
2017 Monica Carmes Gonçalves. A matemática no Ensino Médio, conceito, legislação e instrumento de apoio para a aprendizagem: o caso do Instituto Federal Goiano - Campus Trindade. UNIALFA. Cíntia Neves Godoi 313
2017 Telma Fidelis Fragoso Silva. "Nem tudo é por Bháskara": a aprendizagem significativa por meiod a história em quadrinhos para o ensino da equação do segundo grau. UNIGRANRIO. Eline das Flores Victer 308
2018 Edimar Correa E. Silva. A história da matemática na educação básica: contribuições à formação docente e à prática pedagógica. UEG. Roberto Barcelos Souza 363
2018 Edmar Luiz Gomes Junior. A elaboração e o desenvolvimento de atividades orientadoras de ensino pautadas em situações históricas: o sistema hidráulico da Alhambra e o bloco grandezas e medidas. UFOP. Dilhermando Ferreira Campos 343
2018 Edvaldo Alves de Moraes. Interface entre história e ensino de matemática: um movimento lógico-histórico de medição do tempo e a atividade orientadora de ensino. UNESP. Marisa da Silva Dias 361
2018 Gilson Abdala Prata Filho. Teorema de pitágoras a partir da história da matemática: análises epistemológicas de atividades em turmas de 9º ano da rede pública. IFES. Lígia Arantes Sad 346
2018 Valdson Davi Moura Silva. Abordagem da história da matemática no ensino de probabilidade nos livros didáticos do ensino médio. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa 363
2018 Elaine Regina Marquezin Marinho. A história da matemática como motivação para a aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo. USP. Francisco Cesar Polcino Milies 206
2018 Ivan Álvaro dos Santos. A história da matemática como recurso pedagógico para a aprendizagem significativa de multiplicação de números naturais. FURB. Tânia Baier 231
2018 Claudiany Narciso Borges. A história da matemática e ludicidade como proposta didática para o ensino da Matemática . UFT. Alcione Marques Fernandes 44
2018 Edmar Luiz Gomes Júnior. A elaboração e o desenvolvimento de atividades orientadoras de ensino pautadas em situações históricas: o sistema hidráulico da alhambra e o bloco grandezas e medidas. UFOP. Dilhermando Ferreira Campos 38
2018 Guilherme Augusto Vaz. Um passeio pelo pensamento musical de Leonhard Euler: a leitura do mestre e seu uso em sala de aula. USP. Rogério Monteiro de Siqueira 35
2018 Ricardo Separovic Seerban. Construções dos Elementos na Educação Básica. USP. Antonio Carlos Brolezzi 37
2018 Roney Lima do Nascimento. Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II. USP. Antonio Carlos Brolezzi 49
2018 Rubens Alves de Oliveira. Equações do segundo grau: resgate histórico dos seus métodos de resolução. UFT. Alcione Marques Fernandes 37
2019 Alison Luan Ferreira da Silva. História da matemática tecnologias digitais e investigação matemática no ensino de unidades temáticas de matemática da bncc para o 8° ano. UFRN. Giselle Costa de Sousa 216
2019 Marlene Gorete de Araujo. Bu Ja'far Muhammad Ibn Musa Al-Khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 200
2019 Camila Cristina Carvalho Palazzo. Contribuições da história da matemática no ensino da relação entre a fração e a notação decimal. USP. Esther de Almeida Prado Rodrigues 73
2019 Fernanda Carpintero de Moraes. Um passo de cada vez: conhecendo as unidades de medida através da sua história. UFSCar. João Carlos Vieira Sampaio 50
2019 Maria Teresa Costa Barboza. Uma proposta de ensino de funções usando a História da Matemática como recurso pedagógico. UFTM. Mônica de Cássia Siqueira Martines 42
2019 Tatiana Tortato Dalarmi. Uma análise do pensamento egípcio nos problemas 24, 25, 26, 27 e 34 do Papiro de Rhind. UFPR. Alexandre Luis Trovon de Carvalho 51
2020 Júnio Cândido dos Santos. Histórias de circunferência e círculo: possibilidades didáticas na educação profissional e tecnológica. IFPB. Rafael José Alves do Rego Barros 47
2020 Renato Alves de Carvalho. O resgate de elementos da Paidéia grega como orientação no uso da história da matemática e da música em sala de aula. UFOP. Dilhermando Ferreira Campos 44
2020 Thais Maria Barbosa Goulart. Os “Elementos” de Euclides visitam o ensino fundamental: análise de tarefas matemáticas pautadas na história da matemática e desenvolvidas no software GeoGebra. UFOP. Ana Cristina Ferreira 138
2020 Anderson Araujo Matos. A construção e a utilização de instrumentos astronômicos antigos: um recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de geometria e trigonometria. UEFS. Carlos Alberto de Lima 46