Dissertações (Mestrado Acadêmico) - História da Educação Matemática

Nessa subseção estão incluídas dissertações de mestrado que abordam histórias sobre trajetórias (vida, formação, produções obra e professores de matemática) e suas contribuições para a melhoria do ensino, história de instituições científicas e escolares e de disciplinas escolares relacionadas à matemática escolar, às memórias e ao patrimônio da Educação Matemática Brasileira.

Ano Autor(a) / Título / Instituição / Orientador(a) Download
1997 Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes. A Educação Matemática e a Colonização Teuto-Brasileira no Oeste de Santa Catarina: O Caso da Região de Ipira. UNESP. Geraldo Perez 11
1997 Marco Antonio Geraldo de Oliveira . O Ensino da Álgebra Elementar: depoimentos e reflexões daqueles que vêm fazendo sua história . UNICAMP. Dario Fiorentini 242
1998 Gilda Lúcia Delgado Souza. Três décadas de Educação Matemática: um estudo de caso da baixada no período de 1953 – 1980. UNESP. Antônio Miguel 12
1998 Margarida Maria de Mendonça. A participação da Mulher ou matemática e na Educação Matemática no Brasil . UNESP. Aquiles Cortes Guimarães 9
1999 ANTONIO RODOLFO BARRETO. UMA ABORDAGEM HISTORICA DO DESENVOLVIMENTO DA ESTATISTICA NO ESTADO DE SAO PAULO. UNESP. Dayse Alisson calper 13
1999 Claudia Alessandra Costa de Araujo. O conceito de ângulo em livro texto: uma abordagem histórica. PUC - RJ. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov 12
1999 Ena Nunes da Costa Tassinari. A voz do passado e a memória dos homens: um estudo sobre os periódicos (1974-1979) antecedentes ao e do BOLEMA - Boletim de Educação Matemática (1985-1994) da Pós-Graduação em Educação Matemática, do IGCE da UNESP, Campus de Rio Claro, São Paulo. UPM. Denice barbara Cantani 19
1999 GIÁCOMO AUGUSTO BONETTO, . A CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E O SEU PAPEL NO ENSINO DE FUNÇÕES: UMA VISÃO HISTÓRICA. UNICAMP. Maria do Carmo Domite Mendonça 245
1999 RUY CÉSAR PIETRO PAOLO. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS PARECERES. PUC - SP. Célia Maria carolino Pires 13
1999 Suzeli Mauro. A História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e Suas Contribuições para o Movimento de Educação Matemática. UNESP. Gert Shumbring 10
2000 Ana Maria Rickziegel Teixeira. A sinfonia dos números - Maria Fialho Crusius: uma vida dedicada à Educação Matemática na UPF. UPF. Ocsana Sônia Danyluk 11
2000 Claudio Cesar Manso Passos. Formação continuada do professor de Matemática: uma evolução histórica. USU. Ubiratan D 'Ambrósio 9
2000 Glaucia Márcia Loureiro Costa. Os Livros Didáticos de Matemática no Brasil do século XIX. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira fernandes de Carvalho 11
2000 Josilene Beltrame. Os programas de ensino de matemática do Colégio Pedro II: 1837 – 1932. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira fernandes de Carvalho 11
2000 Marcos Roberto Celestino . Ensino-Aprendizagem da Àlgebra Linear: as pesquisas brasileiras na década de 90 . PUC - SP. Silvia Dias Alcantara Machado 261
2001 Bruno Alves Dassie. A Matemática do Curso Secundário na Reforma Gustavo Capanema. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira fernandes de Carvalho 17
2001 Bruno Alves Dassie. A Matemática Do Curso Secundário Na Reforma Gustavo Capanema. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho 251
2001 Cristiane Coppe de Oliveira. Do Menino “Julinho” à “Malba Tahan”: uma viagem pelo oásis do ensino da matemática. UNESP. Ubiratan D 'Ambrósio 262
2001 Edmar Reis Thiengo. A Matemática de Ary Quintella e Osvaldo Sangiorgi: um estudo comparativo. UFES. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov 8
2001 Elenice de Souza Lodron Zuin . Da Régua e do Compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. . UFMG. Wagner Rodrigues Valente 259
2001 Fernanda dos Santos Menino. A Escola de Engenharia de São Carlos e a Criação de um Curso de Matemática. UNESP. Lourdes de Lá Rosa Onuchic 12
2001 Flávia Soares. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso?. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira fernandes de Carvalho 261
2001 JOSÉ LORENÇO DA ROCHA. A MATEMÁTICA DO CURSO SECUNDÁRIO NA REFORMA FRANCISCO CAMPOS. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira fernandes de Carvalho 11
2001 Marcio Constantino Martino. O ensino de Geometria na Formação do Oficial do Exército Brasileiro . UNICAMP. Eduardo Sebastiane Ferreira 248
2001 Maria Eli Puga Beltrão. Félix Klein: uma Visão do Cálculo Infinitesimal no Ensino Médio. UNESP. Sônia Barbosa camargo Igliori 15
2001 Maria Regina de Oliveira Pereira. A geometria Escolar: uma análise dos estudos sobre o abandono de seu ensino. . PUC - SP. Miguel Hiroo Hirata 254
2001 Nora Olinda Cabrera Zuñiga. O processo de avaliação e escolha de livros didáticos de matemática no Brasil. PUC - RJ. Antônio Augusto Gomes batista e Maria Manoela Soares David 9
2002 Ana Maria Stephan. Reflexão histórica sobre o movimento da Matemática Moderna em Juiz de Fora. UFJF. Roberto Francisco de Azevedo 12
2002 ANDREIA DALCIN. Um olhar sobre o paradidatico de matematica. UNICAMP. Maria Angela Miorim 263
2002 Aparecida Rodrigues Silva Duarte . HEnMri Poincaré e Euclides Roxo: Subsidios para a História das Relações entre filosofia da Matemática e Educação Matemática . PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 260
2002 Carmen Lúcia Valgas. Licenciatura em Matemática: aspectos históricos e curriculares da UEPG. UEPG. Teresa Jussara Luporini 17
2002 Jane Cardote Tavares. A congregação do Colégio Pedro II e o Debates sobre o Ensino de Matemática. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 263
2002 Lúcia Tavares Borba. Processo de Mudança Curricular em Organizações Universitárias: O Caso do Curso de Matemática da Univille no Período de 1990 a 2000. UFSC. Carlos Raul Borenstein 10
2002 Nadia Regina Baccan. O movimento do S.A.P.O.- serviço ativador em pedagogia e orientação - e algumas de suas contribuições para a Educação Matemática. UNESP. Carlos Carrera de Souza 13
2002 Rita de Cassia Gomes Machado. Uma análise dos Exames de Admissão ao Secundário (1930-1970) subsidios para a HEdM no Brasil. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 255
2002 Vera Cristina Machado Santos . A Matemática Escolar nos Anos 1920: Uma análise de suas Disciplinas Através das provas dos alunos do Ginásio da Capital do Estado de São Paulo.. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 265
2002 Viviane Lovatti Ferreira. A Educação Matemática nas escolas do espírito santo: um resgate histórico da formação de professores. UFES. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov 12
2003 Adriana de Bortoli. História da Criação do Curso de Matemática na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. UNESP. Marcos Vieira Teixeira 260
2003 Arildo Castelluber. Os currículos de matemática em universidades públicas da região sudeste e os professores egressos do IMPA. UFES. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov 10
2003 Arlete Petry Terra Werneck . Euclides Roxo e a Reforma de Francisco Campos: A Gênese do primeiro programa de ensino de matemática Brasileiro. PUC - SP. Wagner Rodrigurs Valente 277
2003 Benedito Afonso Pinto Junho . Panorama das Dissertações em Educação Matemática sobre o ensino superior da PUC-SP de 1994 a 2000. PUC - SP. Silvia Dias Alcantara Machado 270
2003 CÉLIA PEITL MILLER. “O Doutorado EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM ESTUDO HISTÓRICO DOCUMENTADO (1842 a 1937)”. UNESP. Rosa Lúcia Sverzut Baroni 276
2003 Ciro Braga . O processo Inicial de Disciplinarização de Função na Matemática do Ensino Secundário Brasileiro. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 272
2003 Dagmar Junqueira Guimarães da Silva. Os Cursos Superiores de Matemática da Universidade Católica de Goiás e da Universidade Federal de Goiás: história e memória. PUC - GO. Maurides Batista de Marcedo F. Oliveira 11
2003 Eliane Oliveira Lorete . Concepções de Matemáticos e Egressos do IMPA sobre Matemática e Educação Matemática . UFES. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov 255
2003 Ermelina Generosa Bontorin Thomacheski. A trajetória da Educação Matemática na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: do currículo pensado ao vivido, os olhares dos sujeitos. PUC - PR. Nelza Bertoni Pinto 263
2003 JUCÉLIA MARIA DE ALMEIDA STAMATO,  . A Disciplina História da Matemática e a Formação do Professor de Matemática: Dados e Circunstâncias de sua Implantação na Universidade Estadual Paulista, Campi de Rio Claro, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. UNESP. Lauzinete de Ferragut Passos 260
2003 Leonardo Blanco. ARITMÉTICA, GEOMERIA E ARILHARIA NO EXAME DE ARILHEIROS DE JOSÉ FERNANDES PINO ALPOIM (1744). PUC - SP. Sergio Roberto Nobre 5
2003 Luciane Marciel Xavier de Oliveira Perreira . A Educação Matemática & Ensino Fundamental: Um Panorama das pesquisas produzidas na PUC/SP nos Anos 1994 a 1997. PUC - SP. Silvia Dias Alcantara Machado 267
2003 Marilene Moussa Miranda . A experiência norte-americana de fusão da Aritmética, Àlgebra, e Geometria e sua apropriação pela Educação Matemática brasileira . PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 260
2003 Rosemeiry de Castro Prado. Do engenheiro ao Licenciado: os concursos à Cátedra do Colégio Pedro II e as Modificações do Saber do professor de Matemática do Ensino secundário . PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 251
2004 Antonio Sylvio Vieira de Oliveira. O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na Escola Politécnica de São Paulo, no ano de 1904: uma análise documental. UNESP. Marcos Vieira Texeira 259
2004 Inara Martins Passos Pires . Livros Didáticos e a Matemática do Ginásio: Um estudo da Vulgata para a reforma de Francisco Campos. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 242
2004 Ivani Pereira Galetti . Educação Matemática e Nova Alta Paulista Orientação para tecer paisagens . UNESP. Antônio Vicente Marafiote Garnica 267
2004 Michela Tuchapesk. O Movimento das Tendências na Relação Escola- Familia- Matemática. . UNESP. Antonio Carlos Carrera de Souza 253
2004 Sandra Aparecida Fraga. Um estudo sobre triângulos em livros didáticos a partir do Movimento da Matemática Moderna. UFES. Lígia Arantes Sad e Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner 4
2004 Tana Giannasi Alvarez . A matemática da Reforma de Francisco Campos Em ação no Cotidiano Escolar . PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 265
2004 Tércio Girelli Kill. O estudo de funções à luz das reformas curriculares: reflexos em livros-didáticos. UFES. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov 4
2004 Walter Fernandes Sório. Um estudo do "Curso de mathematica elementar" de Euclides Roxo contribuição para a história da Educação Matemática no Brasil. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 5
2005 Alex Sandro Marques . Tempos pré modernos: A matemática Escolar nos anos 1950. PUC - SP. Wagner Rodrigues valente 256
2005 Ana Carolina Bartijotto Paschoalin, . Memória, história e formação de professores: a disciplina fundamentos da metodologia do ensino de matemática II. UNICAMP. Maria Ângela Miorim 248
2005 José Roberto Peters. A história da matemática no ensino fundamental uma análise de livros didáticos e artigos sobre história . UFSC. Arden Zylbersztajn 252
2005 Antônio Maurício Medeiros Alves. LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA (1943 – 1995). UFPel. Eliane Teresinha Peres 260
2005 Helenice Fernandes Seara. Núcleo de estudo e difusão do ensino de matemática – NEDEM. UFPR. Carlos Roberto Viana 253
2005 Hiury Helmer. Equações do Segundo Grau: métodos de resolução e análise em livros didáticos antes e durante o movimento da matemática moderna. UFES. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov 6
2005 Marcos Lübeck . Uma investigação Etnomatemática Sobre os trabalhos dos Jesuítas nos Sete Povos das Missões/RS nos Séculos XVII e XVIII . UNESP. Pedro Paulo Scandiuzzi 264
2005 Rosimeire Aparecida Soares Borges . A matemática Moderna no Brasil as primeiras experiencias e propostas de seu ensino . PUC - SP. Wagner Rodriues Valente 261
2006 Claudia Mara Soares da Silva. Concepções e práticas avaliativas no movimento da matemática moderna. PUC - PR. Antonio Vicente Marafioti Garnica 247
2006 Denise Franco Capello Ribeiro . Dos Cursos Complementares aos cursos clássicos e Científico: A Mudança na Organização dos Ensinos de Matemática. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 250
2006 Flainer Rosa Lima . GEEM- Grupo de Estudos no Ensino da Matemática e a Formação de Professores durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil.. PUC - SP. Laurizeti Ferragut Passos 249
2006 Luzia Aparecida de Souza. História Oral e Educação Matemática: um estudo, um grupo, uma compreensão a partir de várias versões. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica 251
2006 Marcelo Gonsalez Badin . Um olhar sobre as contribuições do professor Nelson Onuchic para o desenvolvimento da Matemática no Brasil. UNESP. Sergio Roberto Nobre 244
2006 Marisol Vieira de Melo . Três Décadas de pesquisas em Educação Matemática na UNICAMP: um estudo histórico a partir de teses e dissertações . UNICAMP. Dario Fiorentini 254
2006 Maryneusa Cordeiro Otone e Silva . A matemática do Curso Complementar da Reforma de Francisco Campos . PUC - SP. Wagner Rodriues Valente 242
2007 Barbara Winiarski Diesel Novaes. Um olhar sobre a Educação Matemática dos anos 1960 e 1970 dos cursos técnicos industriais federais do Estado do Paraná. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto 239
2007 Cheila Cristina Muller. Livros didáticos em diferentes épocas históricas: um olhar para prismas e pirâmides. UNIJUÍ. Catia Maria Nehring 238
2007 Denise Medina de Almeida França . A produção Oficial do movimento da Matemática Moderna para o Ensino Primário do Estado de São Paulo (1960-1980). PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 246
2007 DENISE THEREZINHA RODRIGUES MARQUES WOLSKI. O Movimento das Reformas Curriculares da Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Paraná: Algumas Referências ao Conhecimento pedagógico do Contéudo . UFPR. Maria Tereza Carneiro Soares 247
2007 Fernando Guedes Cury . Uma Narrativa sobre a Formação de Professores de Matemática em Goiás . UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica 250
2007 Maria Ednéia Martins-Salandim. Escolas Técnicas Agrícolas e Educação Matemática: história, práticas e marginalidade.. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica 240
2007 Mariana Feiteiro Cavalari. A Matemáica é Feminina ? Um estudo Histórico da Presença da Mulher em Institutos de Pesquisas em Matemática do Estado de São Paulo. . UNESP. Sergio Roberto Nobre 252
2007 Mário Alberto Pinto. A Educação Matemática no Ensino Primário na década de 1940: o arquivo escolar da E.E. Barnabé - Santos - SP. UNISANTOS. MARIA HELENA BITTENCOURT GRANJO 252
2007 Mario Nobuyuki Nakashima. O papel da Impressa no Movimento da Matemática moderna . PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 236
2007 Ricardo Soares de Meneses . Uma História da Geometria Escolar no Brasil: de Disciplina a Contéudo de Ensino. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 246
2007 Viviane da Silva . Osvaldo Sangiorgi e o "Fracasso da Matemática Moderna no Brasil". PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente 242
2008 Ângela Cristina dos Santos. A trajetória da Educação Matemática brasileira: um olhar por meio dos livros didáticos “Matemática (1982) e Matemática e realidade (2005)”. UFU. Décio Gatti Júnior 269
2008 Carolina Riego Lavorente. A Matemática moderna nos livros de Osvaldo Sangiorgi . PUC - SP. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho 244
2008 DIOGO FRANCO RIOS. MEMÓRIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: A SAÍDA DE LEOPOLDO NACHBIN DO IMPA. UFBA - UEFS . André Luis Mattedi Dias 253
2008 Harilson Mestriner. Diretrizes para o ensino da matemática no Brasil sob a LDB 5.692/71: indícios de suas contribuições. UNIMEP. Célia Margutti do Amaral Gurgel 253
2008 Iria Aparecida Storer di Piero. Ratio Studiorum, educação e ciência nos séculos XVI e XVII: matemática nos colégios e na vida. UNIMEP. José Maria de Paiva 254
2008 Rodrigo Sanchez Macedo. UM ESTUDO DA TEORIA DOS CONJUNTOS NO MOVIMENTO DA MATEM£TICA MODERNA. PUC - SP. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho 256
2008 Jessica BARONE. Livros didáticos de matemática da editora FTD no cenário brasileiro: as primeiras décadas do século XX. UNICAMP. Maria Ângela Miorim 242
2008 Lauro Igor Metz. O ensino de matemática do secundário de uma escola confessional do estado do Paraná entre 1940 e 1947. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto 242
2008 Leoni Malinoski Fillos . A Educação Matemática EM IRATI (PR): MEMÓRIAS E HISTÓRIA. UFPR. Carlos Roberto Vianna 254
2008 LUCIELI M. TRIVIZOLI. SOCIEDADE DE MATEMÁTICA DE SÃO PAULO: UM ESTUDO HISTÓRICO-INSTITUCIONAL. UNESP. Ubiratan D'ambrosio 254
2008 Luis Eduardo Ferreira Barbosa Moreira. A influencia da Reforma Benjamin Constant no currículo de matemática do Colégio Pedro II. PUC - RJ. João Bosco PitomBeira Fernandes de Carvalho 229
2008 Rachel Mariotto . A Imersão em um MUNDO MÁGICO E MARAVILHOSO: UM ESTUDO SOBRE A OBRA LITERÁRIO-EDUCACIONAL DE MARIO TOURASSE TEIXEIRA. UNESP. Sergio Roberto Nobre 248
2008 Rita de Cássia Fundão Reis. Um estudo sobre a história da matemática em Livros Didáticos do Ensino Fundamental entre 1970 e início do século XXI. UFES. Lígia Arantes Sad 271
2008 Sebastião Neto. Joaquim Gomes de Souza e sua proposta de reforma do currículo da Escola Central. PUC-SP. Ubiratan D'Ambrósio 179
2009 ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA. A ABORDAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS GINASIAIS: UMA ANÁLISE EM TEMPOS MODERNOS (DÉCADAS DE 1960 E 1970). UNIBAN. Wagner Rodrigues Valente 281
2009 Fabiana Cristina Oliveira Silva de Oliveira. Uma disciplina, uma história: Cálculo na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Sergipe (1972-1990). UFS. Eva Maria Siqueira Alves 234
2009 Francisco de Oliveira Filho. O School Mathematics Study Group e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. ANHANGUERA. Wagner Rodrigues Valente 179
2009 Inês Angélica Andrade Freire. Ensino de Matemática:iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1969).. UFBA - UEFS . André Luis Mattedi Dias 264
2009 Sandra Lucia Paris. ITINERÁRIOS E MARCAS NA FORMAÇÃO DO SUJEITO FORMADOR: reflexões acerca de um caminho na Educação Matemática . UFRN. Iran Abreu Mendes 4404
2009 Ivo Pereira da Silva. Matemática escolar da década de 1970: esquecimento, abandono gestação ou nascimento. UFMT. Gladys Denise Wielewski 247
2009 JOSELENE RODRIGUES DA SILVA. MATEMÁTICA NO ENSINO PRIMÁRIO: DUAS PAISAGENS, UMA HISTÓRIA, MUITAS INTERROGAÇÕES. UNESP. Marcos Vieira Teixeira 251
2009 Júlio César Santos de Oliveira . Grupo Escolar Barnabé-Santos a presença do método intuitivo no ensino de aritmética na escola primária entre os anos de 1938 a 1948. PUC - SP. Saddo Ag Almouloud 252
2009 Kátia Cristina de Camargo. O Ensino da Geometria nas Coleções Didáticas em Tempos do Movimento da Matemática Moderna na Capital da Bahia. UNIBAN. Wagner Rodrigues Valente 260
2009 Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel. A conquista: uma história da Educação a Distância pela televisão e o movimento da matemática moderna no Brasil. ANHANGUERA. Wagner Rodrigues Valente 246
2009 Maria Aparecida Maia Hilzendeger. Primeira arithmetica para meninos e a constituição de masculinidades na província de São Pedro do Rio Grande do Sul. UFRGS. Samuel Edmundo López Bello 245
2009 Mariliza Simonete Portela. Práticas de matemática moderna na formação de normalista no instituto de educação do Paraná na década de 1970. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto 246
2009 Regina Thaise Ferreira Bento . Alguns aspectos sobre a pratica docente na década de 1970: o ensino colegial e a disciplina de Matemática . PUC - SP. Fumikazu Saito 254
2009 Renato Srbek Araújo. Movimento da Matemática Moderna: o reconhecimento de seus resquícios na educação atual. UERJ. Edil de Vasconcelos de Paiva 252
2009 Rosilda Maria Alves. Processos de implantação e implementação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física no CEFET-PI. UNB. José Vieira de Sousa 251
2010 Angelica Raiz Calábria. Primeiro Colóquio Brasileiro de Matemática: identificação de um registro e pequenas biografias de seus participantes. UNESP. Sergio Roberto Nobre 247
2010 Antonio Flavio Claras. A teoria dos conjuntos proposta pelo NEDEM: do ideário do MMM às práticas escolares. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto 253
2010 ARNALDO ARAGÃO SAN TOS. ELZA FURTADO GOMIDE E A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA NO SÉCULO XX. PUC - SP. Fumikazu Saito 253
2010 Cristiani Maria Kusma Rocco. Práticas e discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria. UFSC. Cláudia Regina Flores 252
2010 Flávia Aparecida Britto . Perspectivas de Consolidação da Educação Matemática como Campo de Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. UFMG. Maria Laura Magalhães Gomes 254
2010 Graziela Baldessar Polla. As pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de álgebra nos anos finais do ensino fundamental: panorama de 10 anos da pesquisa brasileira pós PCN. UFMS. Neusa Maria Marques de Souza 256
2010 Jussara Brigo . As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos . UFSC. Cláudia Regina Flores 244
2010 Maria Silvia Braga Rios. A proposta de ensino da geometria nos livros do GRUEMA. UNIBAN. Vincenzo Bongiovanni 181
2010 MOARA REGINA GRANDI TEIXEIRA.  A obra de Bento de Jesus Caraça e a Educação Matemática: entre encanto e resistências. UNESP. Arlete de Jesus Brito. 247
2010 MURILO FRANÇA TABOSA. O Colégio Técnico de Limeira e o Movimento da Matemática Moderna: uma paisagem. UNICAMP. Maria Ângela Miorim 256
2010 Rafaela Silva Rabelo. Quando fui professor de matemática no Lyceu de Goiânia…: um estudo sobre a prática docente imersa nas permanências e mutações da cultura escolar na década de 1960. UFG. José Pedro Machado Ribeiro 250
2010 Rita de Cássia Gomes Waldriques Viana. A resolução de problemas de matemática nas séries iniciais do ensino de 1º grau na rede estadual de ensino do Estado do Paraná na década de 1970: um estudo histórico-cultural. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto 250
2010 Sonia Maria da Silva Junqueira. Constituição da identidade de cursos de Licenciatura em Matemática à luz da modernidade líquida. PUC - SP. Ana Lúcia Manrique 250
2010 TARCÍSIO LUIZ LEÃO E SOUZA. ELEMENTOS HISTÓRICOS DA Educação Matemática NO AMAZONAS: LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO PRIMÁRIO NO PERÍODO DE 1870 A 1910. UFMS. Luiz Carlos Pais 260
2010 WLADIMIR MENDES AMATI. A CONTRIBUIÇÃO DE JOSE FERNANDES PINTO ALPOIM NO ENSINO DAS TECNICAS APLICADAS A GEOMETRIA E A CIENCIA NO EXAME DE BOMBEIROS. PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio 243
2011 EUNICE NUNES DOBROWOLSKI. IMPLANTAÇÃO DA MATEMÁTICA MODERNA NA DÉCADA DE 1960 E 1970 NO MUNICIÍPIO DE PATO BRANCO - PR. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto 245
2011 Manoel Francisco Barreiros. O ENSINO DE GEOMETRIA NOS GRUPOS ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO (1890 a 1930). UNIBAN. Ruy Cesar Pietropaolo 255
2011 Mirella Bordallo. AS CÔNICAS NA MATEMÁTICA ESCOLAR BRASILEIRA: HISTÓRIA, PRESENTE E FUTURO. UFRJ. João Bosco Pitombeira de Carvalho 251
2011 Poncio Mineiro da Silva. Summa Brasiliensis Mathematicae: Efeito do início da istitucionalização da pesquisa em matemática no Rio de Janeiro . UFRJ. Maria Laura Mouzinho Leite Lopes 39
2011 Regina Alves Costa Fernandes. Colmeia ontem e hoje: a construção de uma cultura escolar de formação continuada de professores de matemática no contexto da Universidade Federal de Goiás. UFG. José Pedro Machado Ribeiro 249
2011 Suely Cristina Silva Souza. Uma história da disciplina de matemática no atHEnMeu sergipense durante a ação da reforma francisco campos (1938-1946). UFS. Eva Maria Siqueira Alves 250
2012 Carlos Augusto Santos Carvalho. Aspectos relevantes para uma história da evolução do currículo de Matemática na segunda metade do século XX - o caso do Colégio de Aplicação da UFRJ. UFRJ. Gérard Emile Grimberg 248
2012 Gaya Marinho de Oliveira. A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ENTRE 2005 E 2010 NO BRASIL. UFRJ. Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira 263
2012 GILCIMAR BERMOND RUEZZENE. OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DE RONDÔNIA: UM PANORAMA HISTÓRICO CUIABÁ-MT 2012. UFMT. Andréia Dalcin 268
2012 Ivone da Rocha. A presença da Matemática na Escola Liceu Cuiabano: uma perspectiva histórica. UNESP. Sergio Roberto Nobre 252
2012 Simone da Silva. PANORAMA HISTÓRICO DO MOBRAL: operacionalização no município de Araras. UNESP. Arlete de Jesus Brito 246
2012 VIVIANE BARROS MACIEL. DA CORTE À PROVÍNCIA, DO IMPÉRIO À REPÚBLICA, DO COLÉGIO PEDRO II AO LICEU DE GOIÁS: DINÂMICAS DE CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR NO BRASIL, 1856-1918. UFMS. Luiz Carlos Pais 246
2013 Adauto Douglas Parré. Escola Nova, Escola Normal Caetano de Campos e o Ensino de Matemática na Década de 1940. UNIFESP. Maria Célia Leme da Silva 252
2013 DENIS HERBERT DE ALMEIDA. A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO NOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO (1932-1938). UNIFESP. Maria Célia Leme da Silva 272
2013 ERICA COLARES ROCHA. JOAQUIM GOMES DE SOUZA: a construção de uma identidade nacional através do panorama da cultura científica. UFRJ. José Carlos de Oliveira 253
2013 GLAUCE AGNES BALESTRIN. Educação Matemática NO CENTRO DE CIÊNCIAS DO RIO GRANDE DO SUL (CECIRS): UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND . PUC - RS. Regina Maria Rabello Borges 256
2013 JOSIANE ACÁCIA DE OLIVEIRA MARQUES. MANUAIS PEDAGÓGICOS E AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente 264
2013 Marcus Aldenisson de Oliveira. ANTÔNIO BANDEIRA TRAJANO E O MÉTODO INTUITIVO PARA O ENSINO DE ARITHMETICA (1879-1954). UNIT. Ilka Miglio de Mesquita 258
2013 Marina Gomes dos Santos. FORMAÇÃO SUPERIOR ESPECÍFICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESPÍRITO SANTO: UMA HISTÓRIA DE 1964 A 2000. UFES. Lígia Arantes Sad 263
2013 MARTHA RAÍSSA IANE SANTANA DA SILVA. A MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA, da FFCL – USP e FNFi (1939 – 1961) Guarulhos 2013. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente. 266
2013 NARA VILMA LIMA PINHEIRO. ESCOLAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: Intuição, Escolanovismo e Matemática Moderna nos primeiros anos escolares. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente 241
2013 REGINALDO JOSÉ DOS SANTOS. HISTÓRIA DA Educação Matemática NO ESTADO DE MATO GROSSO: O MOVIMENO O DA MATEMÁTICA MODERNA NO MUNICÍPIO DE JUARA NO PERÍODO DE 1970 A 1990, A PARTIR DA ESCOLA ESTADUAL OSCAR SOARES. UFMT. Andréia Dalcin 274
2013 ROSANGELA KIRST DA SILVEIRA. ORIENTAÇÕES DA REFORMA ORESTES GUIMARÃES PARA A MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL CATHARINENSE. UFSC. David Antonio da Costa 249
2013 YARA FLORÊNCIO SALES. CURRÍCULOS PRESCRITOS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: 1983 - 2010. ANHANGUERA. Aparecida Rodrigues Silva Duarte. 239
2014 ANA CAROLINA DE SIQUEIRA RIBAS DOS REIS. A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO: um olhar sobre a Escola Normal Joaquim Murtinho. UFMS. Luzia Aparecida de Souza 253
2014 Anderson da Silva Sousa. A INSERÇÃO DA TEORIA DOS CONJUNTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL. ANHANGUERA. Aparecida Rodrigues Silva Duarte. 266
2014 BRUNA CAMILA BOTH. SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CUIABÁ – MT (1960-1980). UNESP. Ivete Maria Baraldi 257
2014 BRUNNA NHEVILLA DUTRA BARTH. HISTÓRIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA. UFPR. Carlos Roberto Vianna 249
2014 Carolina Freire Pinto. DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM, A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2009 A 2012: QUESTÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA PESQUISA. UFRJ. Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira 271
2014 CLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI. DO ENSINO INTUITIVO PARA A ESCOLA ATIVA: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950 . UNIFESP. Maria Célia Leme da Silva 263
2014 Guilherme Henrique Pimentel. História da geometria nos livros didáticos e perspectivas do PNLD. UFSCAR. Denise Silva Vilela 257
2014 IEDA BASSINELLO. LOURENÇO FILHO E A MATEMATIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: dos testes psicológicos para os testes pedagógicos. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente 259
2014 Letícia Maria Ferreira da Costa. O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL - - o caso do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro -. UFRJ. Gérard Emile Grimberg; Bruno Alves Dassie; João Bosco Pitombeira Fernandes Carvalho 244
2014 LIDIANE GOMES DOS SANTOS FELISBERTO. A CONCEPÇÃO DE CONCRETO NA ARITMÉTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA DO PARANÁ (1901-1932). PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto 249
2014 LUZIA DE FATIMA BARBOSA FERNANDES. CENÁRIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS RURAIS DA CIDADE DE TANABI, SP. UNICAMP. Maria Angela Miorim 257
2014 MÁRCIA GUEDES SOARES. A ARITMÉTICA DE LOURENÇO FILHO Um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia . UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente 268
2014 Paula Corradi Rabello. Alguns aspectos da proposta de reforma currisular de Euclides Roxo. PUC - SP. Fumikazu Saito 251
2014 Piersandra Simão dos Santos. A ESCOLARIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NO GRUPO ESCOLAR LAURO MÜLLER (1950-1970). UFSC. Cláudia Regina Flores. Co-orientadora: Joseane Pinto de Arruda 258
2014 Roberta Bortgnolo Alves. Os números em sua representação decimal: de Euclices Roxo ao Movimento da Matemática Moderna. ANHANGUERA. Aparecida Rodrigues Silva Duarte. 260
2014 ROSANE SOUSA STANISZEWSKI. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS POLONESAS EM SÃO MATEUS DO SUL, PARANÁ. UFPR. Emerson Rolkouski 258
2014 SANDRA MARIA BANAK VARELA. ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL (PR). UFPR. Carlos Roberto Vianna 245
2014 Tiaki Cintia Togura Faoro . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: UM OLHAR SOBRE OS ANOS INICIAIS DA LICENCIATURA EM DOURADOS. UFMS. Luzia Aparecida de Souza 263
2014 VIVIANE APARECIDA BAGIO. DA ESCRITA À IMPLEMENTAÇÃO DAS DCE/PR DE MATEMÁTICA: UM RETRATO FEITO A CINCO VOZES E MILHARES DE MÃOS. UFPR. Emerson Rolkouski 253
2014 Wellington Pereira das Virgens. A resoluçãod e problemas de artimética no ensino primário: um estudo das mudanças do ideário pedagógico (1920-1940). UNIFESP. Maria Célia Leme da Silva 267
2015 ADRIANA MENEZES DE SANTANA. APRESENTAIS OS FATOS, ENSINAIS A EFETUAR O MUNDO: AS CARTAS DE PARKER EM SERGIPE (1912-1953). UFS. Eva Maria Siqueira Alves 261
2015 Adriano Torri Souza. UMA ANÁLISE DO TRATAMENTO DADO À TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO PUBLICADOS NO BRASIL EM DIFERENTES DÉCADAS DO SÉCULO XX. UFSM. João Carlos Gilli Martins 267
2015 Alexandre José Ferreira de Sousa. O desenvolvimento do ensino de matemática no corpo de bombeiros. UFRJ. Gérard Emile Grimberg 266
2015 Aline Leme da Silva. A contribuição de Achille Bassi para a matemática no Brasil. UFABC. Marcia Helena Alvim. 262
2015 ANA CLÁUDIA PEZZIN. A EDUCAÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA ESPÍRITO-SANTENSE: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO DE 1892 A 1960. UFES. Moysés Gonçalves Siqueira Filho 265
2015 CIBELE BORGES DE SOUSA. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL DE BELÉM ENTRE 1950- 1970: FRAGMENTOS DE HISTÓRIA. UFPA. Maria Lúcia Chaves Pessoa Rocha. 262
2015 Cristiam Wallao Rosa. A matemática em livros didáticos estadunidenses e brasileiros: uma análise sobre o ensino de logaritmos. UFSM. Ricardo Fajardo 263
2015 Dirce Lourdes Pires Rodrigues. A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente 248
2015 DOUGLAS GONÇALVES DA SILVA. A FABULOSA VIAGEM DO PROFESSOR HERMENEGILDO RUMO À Educação Matemática: relatos de experiências profissionais. UNESP. Adriana Cesar de Mattos 252
2015 Everaldo Paulo da Silva. A trajetória do cálculo e da disciplina matemática do IFSP: da escola de aprendizes artífices ao CEFET-SP. UFRJ. Gert Schubring 257
2015 FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES. HISTÓRIA DA Educação Matemática NO BRASIL: contribuições das pesquisas para professores da Educação Básica. UFRN. Iran Abreu Mendes 284
2015 Joseane Leonardi Craveiro El Hawat. OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS ISOLADAS DE PORTO ALEGRE: avaliações, programas de ensino e livros escolares (1873-1919). UFRGS. Natália de Lacerda Gil 259
2015 JULIANA APARECIDA RISSARDI FINATO. UMA VIAGEM PELA EDUCAÇÃO NAS CERCANIAS DA DÉCADA DE 1980: A IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. UNESP. Ivete Maria Baraldi 261
2015 JULIANA CHIARINI BALBINO FERNANDES. O ENSINO DE PRIMEIRO ANO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE ESCOLA ATIVA: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros. UNIVAS. Rosimeire A. Soares Borges 254
2015 MALÚ ROSA BRITO GOMES. A TRANSIÇÃO DO CLÁSSICO PARA O MODERNO: O ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO TAYLOR-EGÍDIO NO MUNICÍPIO DE JAGUAQUARA - BA (1950-1969). UESB. Claudinei de Camargo Sant’Ana 246
2015 MÁRCIO BENÍCIO DE SÁ RIBEIRO. UMA VISÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980 A PARTIR DAS NARRATIVAS DE SEUS PROFESSORES . UFPA. Maria José de Freitas Mendes 261
2015 MÁRCIO OLIVEIRA D’ESQUIVEL. O ENSINO DE DESENHO E GEOMETRIA PARA A ESCOLA PRIMÁRIA NA BAHIA (1835-1925). UESB. Claudinei de Camargo Sant’Ana 263
2015 MARCOS HEnMRIQUE SILVA LOPES. “COMO ENSINAR MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL”: UM MANUAL DA CADES E SUAS PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. UFMS. Luzia Aparecida de Souza 258
2015 MARIA DOS REMÉDIOS GOMES DA SILVA. ALGUNS EPISÓDIOS DA Educação Matemática EM MANAUS NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970. UNICAMP. Maria Ângela Miorim 254
2015 MARINÉIA DOS SANTOS SILVA. SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP NA OCASIÃO DOS CENTROS ESPECÍFICOS DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA O MAGISTÉRIO (CEFAM). UNESP. Heloisa da Silva 267
2015 ROSEMEIRE DOS SANTOS AMARAL. A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA NOS GRUPOS ESCOLARES EM ANAGÉ, BRUMADO E GUANAMBI – BAHIA (1938-2000). UESB. Claudinei de Camargo Sant’Ana 255
2015 SIMONE SILVA DA FONSECA. APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS SOBRE OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS NO ENSINO PRIMÁRIO ENTRE SERGIPE E SÃO PAULO (1911-1930). UFS. Ivanete Batista dos Santos 260
2015 Thaline Thiesen Kuhn. APROXIMAÇÕES DA GEOMETRIA E DO DESENHO NOS PROGRAMAS DE ENSINO DOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES. UFSC. Cláudia Regina Flores 263
2015 VALDECÍ JOSEFA DE JESUS SANTOS. UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE NORMALISTAS EM SERGIPE (1890 – 1930). UFS. Ivanete Batista dos Santos 254
2015 VIVIANE RAMOS GOMES GASPAR. A MENTORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAVAM MATEMÁTICA: UMA INSTITUIÇÃO (?), DIVERSAS EXPERIÊNCIAS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS DE 1980 A 1990. UFMS. Luzia Aparecida de Souza 266
2015 Wellington Alves da Silva Junior. Uma análise curricular da matemática dos programas ENCCEJA, Nova EJA, PEJA no Estado do Rio de Janeiro. UFRJ. Lilian Nasser 258
2015 Zildenice de Sousa Martins. O ensino de cálculo no século XIX: as aulas de comércio n Brasil. UFRJ. Gérard Emile Grimberg 247
2016 ALAILSON SILVA DE LIRA. OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES EM BELÉM DO PARÁ DA CRIAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO. UFPA. Maria José de Freitas Mendes 278
2016 ALAN MARCOS SILVA DE REZENDE . APROPRIAÇÕES DE TEORIAS DE EDWARD LEE THORNDIKE PARA O ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1920-1960). UFS. Ivanete Batista dos Santos 254
2016 ANDRE FRANCISCO DE ALMEIDA. APROPRIAÇÃO DE TABUADAS NO ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: 1903 - 1932. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto 266
2016 Antonio Peixoto de Sraujo Neto. Um estudo do curso de matemática da Universidade Estaual de Maringá: a criação e os primeiros anos. UEM. Lucieli M. Trivizoli 244
2016 BRUNA LIMA RAMOS . A PEDAGOGIA CIENTÍFICA E ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DAS DELEGACIAS REGIONAIS DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO (1930-1945).. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente 257
2016 Camila Libanori Bernardino. NÚMEROS COMPLEXOS: UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE SUA ABORDAGEM NA COLEÇÃO MATEMÁTICA 2º CICLO. UNESP. Heloisa da Silva 263
2016 Dioneia Zanon Barbieri. Políticas Públicas Para O Ensino Médio Do Estado Do Rio Grande Do Sul No Ínicio Do Século XXI: O Ensino De Matemática' . UFSM. João Carlos Gilli Martins 268
2016 HELOÍSA HELENA SILVA. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS PRESENTES EM CONCURSOS PARA PROFESSORES PRIMÁRIOS EM SERGIPE (1874 – 1924). UFS. Ivanete Batista dos Santos 265
2016 Jacqueline Policarpo de Limas. ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NO CURSO COMPLEMENTAR JERÔNIMO COELHO EM LAGUNA - SANTA CATARINA (1911-1947). UFSC. David Antonio da Costa 261
2016 JÉSSICA CRAVO SANTOS. MATERIAIS DE ENSINO E OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS, SERGIPE (1911-1931) . UFS. Ivanete Batista dos Santos 244
2016 LIDIANE TANIA RONSONI MAIER. HISTÓRIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CATARINENSE (1970-1990): DESAFIOS EDUCACIONAIS ENFRENTADOS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE. UF Fronteira Sul. Adriana Richit 260
2016 Luis Antonio Gonçalves da Silva. História da prática docente no ensino de matemática em colégios militares de Pernambuco. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa 254
2016 MARGARIDA CÉLIA PATROCÍNIO. A ARITMÉTICA PARA AS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE MATO GROSSO (1910-1946): uma análise dos documentos oficiais. UFMT. Gladys Denise Wielewski 246
2016 Marta Mariele de Almeida Ferreira. Uma história no ensino de matemática no Colégio Luzia Silva (1959-1967). UESB. Janice Cassia Lando 251
2016 NATALIA CRISTINA DA SILVA. CENAS SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE PARANAÍBA/MS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. UFMS. Thiago Pedro Pinto 261
2016 NATHALIA TEIXEIRA LARREA. SOCIEDADE BRASILEIRA DE Educação Matemática DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: Três caricaturas e muitas histórias. UFMS. Luzia Aparecida de Souza 272
2016 PAULO HEnMRIQUE APIPE AVELAR DE PAIVA. ENTRE AS MEMÓRIAS DO CAMPO DAS VERTENTES: uma história da formação de Professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001. UFMG. Maria Laura Magalhães Gomes 265
2016 ROMULO EVERTON DE CARVALHO MOIA. Memórias do Ensino da Matemática no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas – Cametá/PA (1960-1970). UFPA. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha 261
2016 Williane Barreto Moreira. “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...”: sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio Araguaia . UNESP. Ivete Maria Baraldi 271
2016 WILMA FERNANDES ROCHA. SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS NO ENSINO PRIMÁRIO EM SERGIPE (1890 a 1944). UFS. Ivanete Batista dos Santos 255
2016 Antonio Peixoto de Araujo Neto. Um estudo histórico do curso de matemática da universidade estadual de maringá: a criação e os primeiros anos. UEM. Lucieli M. Trivizoli 159
2017 Adriane Eloisa Cavamura. Formação Continuada de Professores de Matemática na Década de 2000: Um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca). UNESP. Heloisa da Silva 305
2017 Alana Godoy Lacava. Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970). UFSC. David Antonio da Costa 282
2017 ANA CLAUDIA LEMES DE MORAIS. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS: MOVIMENTOS PRECURSORES E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA. UFMS. Thiago Pedro Pinto 296
2017 ANDRÉIA FERNANDES DE SOUZA. DISCURSOS SOBRE PROBLEMAS ARITMÉTICOS (SÃO PAULO, 1890-1930). UNIFESP. Luciane de Fatima Bertini. 326
2017 CÉZAR JESUS DA ROCHA. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A ÉGIDE DA REFORMA ANÍSIO TEIXEIRA: INDICATIVOS DE UMA ARITMÉTICA PARA ENSINAR NA ESCOLA PRIMÁRIA DA BAHIA (1924-1929). UFES. Moysés Gonçalves Siqueira Filho 336
2017 Cintia Schneider. JOGOS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM MANUAIS PEDAGÓGICOS DE 1930-1960 NO BRASIL. UFSC. David Antonio da Costa 282
2017 Danilo Wagner de Souza Gomes Galdino. A história da matemática nos séculos XVII e XVIII: uma abordagem a partir do conceito de processo civilizador de Nobert Elias. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa 280
2017 Eliana Maria de Jesus. O grupo escolar Castro Alves em Jequié- Bahia (1934-1971): uma introdução histórica sobre o ensino de matemática. UESB. Janice Cassia Lando 312
2017 ELISABETE PEREIRA FERNANDES. OS PROBLEMAS ARITMÉTICOS E OS MÉTODOS PEDAGÓGICOS: PONTOS PARA UM DIÁLOGO SOBRE A HISTÓRIA DA Educação Matemática NO ENSINO PRIMÁRIO ALAGOANO (1924 - 1952). UFAL. MERCEDES BETTA QUINTANO DE CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS 299
2017 FERNANDO DA SILVA BATISTA. ANÁLISE HISTÓRICA DO ESTUDO ESCOLAR DE ALGORITMOS DA ARITMÉTICA COM BASE EM EXPLICAÇÕES TEÓRICAS E EXERCÍCIOS PROPOSTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA (1870 – 1930) . UFMS. Luiz Carlos Pais 293
2017 FRANCISCA JANICE DOS SANTOS FORTALEZA. A ESCOLARIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899-1930). UFPA. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha. 262
2017 HELAINE DA SILVA SOUZA. INICIATIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA BAHIA. UFBA - UEFS . José Fernando Moura Rocha 267
2017 JEFFERSON DOS SANTOS FERREIRA. APROPRIAÇÕES DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI PARA O ENSINO DE SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX Fevereiro/. UFS. Ivanete Batista dos Santos 277
2017 JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS. APROPRIAÇÕES DO MÉTODO INTUITIVO DE CALKINS NAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE SABERES GEOMÉTRICOS EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1890-1930). UFS. Ivanete Batista dos Santos 274
2017 JOSÉ CASSIANO TEIXEIRA SANTOS. A ÁLGEBRA NAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS MATEMÁTICA MODERNA E MATEMÁTICA, PRODUZIDAS NA BAHIA. UESC. Larissa Pinca Sarro Gomes 278
2017 Leandro Josué de Souza. Aritmética Elementar de Charles Sanders Peirce: tradução e notas para uma hermenêutica. UNESP. Maria Ednéia Martins Salandim 245
2017 MARYTTA RENNÓ MASSELI. UMA PERSONAGEM E UM ACERVO: RASTROS DO DISCURSO DO MMM NO PARANÁ. UFPR. Emerson Rolkouski 329
2017 MIRIAN GELLI DA COSTA ANDRADE. O DESEMBARQUE DA MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO NORMAL DE ITAMARAJU: CONTEXTOS DO GINÁSIO AUGUSTO CARVALHO E DO COLÉGIO VERA CRUZ (1964-1970). UFES. Moysés Gonçalves Siqueira Filho 264
2017 RELICLER PADIM GOUVEIA. MÉTRE, LITRE, GRAMME....GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS NA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR . UFMT. Luiz Carlos Pais 260
2017 RENATA APARECIDA ZANDOMENIGHI. UMA HISTÓRIA ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP). UFMS. Thiago Pedro Pinto. 267
2017 Ricardo Motta Telo. As comissões avaliadoras de livros didáticos entre 1938 e 1971 no Brasil. UFRJ. Gert Schubring 264
2017 ROSEMARY SANTOS. SABERES MATEMÁTICOS IDENTIFICADOS EM PROVAS DO EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO DO COLÉGIO SÃO PAULO (1931-1969). UFS. Ivanete Batista dos Santos 264
2017 VELCIDINA RODRIGUES CHAGAS FISCHER. SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR HEnMRIQUE HEISE DE JARAGUÁ DO SUL/SC (1950-1970). PUC - PR. Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira 295
2017 Yohana Taise Hoffmann. OS SABERES MATEMÁTICOS NAS REFORMAS EDUCACIONAIS DO ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA (INÍCIO DO SÉC. XX). UFSC. David Antonio da Costa 254
2018 ALAN PEREIRA MANOEL. ASPECTOS HISTÓRICOS DO ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO ENTRE 1889 E 1929 . UFMS. Luiz Carlos Pais 328
2018 ALEXANDRE AUSANI HUFF. A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CANOAS DE 1940 A 2016. ULBRA. Arno Bayer 304
2018 BRUNO FERNANDO MUNIZ. ARITMÉTICA, GEOMETRIA E ÁLGEBRA NOS PROGRAMAS DE ENSINO DAS ESCOLAS NORMAIS NO BRASIL (1910-1945) . UNIVAS. Rosimeire Aparecida Soares Borges 318
2018 Carla Terezinha Botelho Torrez. A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO NOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA NA DÉCADA DE 1930. UFSC. David Antonio da Costa 304
2018 Cilene Maria Fontes. Projetos de recuperação/reforço em matemática no estado de São Paulo: um estudo sobre o decênio 2007-2016. UNESP. Maria Ednéia Martins Salandim 299
2018 DAIANE DE SANTANA SANTOS. UM EXAME DA PROPOSTA DE ANTÔNIO BANDEIRA TRAJANO EM MANUAIS DE ARITMÉTICA PARA O ENSINO PRIMÁRIO: em busca de indícios do método intuitivo de Calkins. UFS. Ivanete Batista dos Santos 311
2018 ELIANA ALMEIDA REIS ROCHA. O CAMINHO TRAÇADO PELA MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS - ESCOLA NORMAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA NA DÉCADA DE 1960 E ANOS INICIAIS DE 1970. UESB. Rosiléia Oliveira de Almeida 315
2018 JANAYNA BISPO SANTANA. MEDIDAS: uma caracterização das finalidades no ensino primário em revistas pedagógicas brasileiras (1890-1928). UFS. Ivanete Batista dos Santos 310
2018 JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO. UMA CARACTERIZAÇÃO SOBRE APROPRIAÇÃO DO METODO INTUITIVO DE CALKINS PARA SABERES ARITMÉTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1891-1931). UFS. Ivanete Batista dos Santos 293
2018 LUCIANI COELHO GUINDO ELEMENTOS. ELEMENTOS DA HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA ENTRE 1930 A 1970 NO SUL DO MATO GROSSO UNO. UFMS. Edilene Simões Costa dos Santos. 307
2018 MARIA JOSÉ DE RESENDE. SABERES GEOMÉTRICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM SERGIPE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PERÍODO DE 1890 A 1944. UFS. Denize da Silva Souza 303
2018 MARISA GOMES DOS SANTOS. LABORATÓRIO DE Educação Matemática “ZAÍRA DA CUNHA MELO VARIZO”: Um mosaico sobre a formação de professores no IME/UFG. UFG. Marcos Antonio Gonçalves Junior 309
2018 MARTA MARIA GAMA . O ENSINO DE GEOMETRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS: PERCURSOS HISTORIOGRÁFICOS EM MATO GROSSO (1960-1980). UNIC. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida 313
2018 ROSIANE MORAIS DOS SANTOS FEITOSA. A ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESPÍRITO SANTO NA DÉCADA DE 1870: PERCEPÇÕES A PARTIR DA OBRA DE MIGUEL MARIA JARDIM. UFES. Moysés Gonçalves Siqueira Filho 314
2018 Vanessa Cristina Rhea. O uso da história da matemática na produção do programa de desenvovimento edcacional (PDE) do Paraná. UEM. Lucieli M. Trivizoli 9
2018 Vlademir Sérgio Bondarczuk. Percursos e histórias sobre a formação de professores na licenciatura intercultural indígena “Povos do Pantanal” na UFMS. UFMS. Thiago Pedro Pinto 303
2018 ÉRICA NADIR DE ANDRADE CRUZ. OS SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1890-1930). UNIVAS. Rosimeire Aparecida Soares Borges 248
2018 Claudinéa Soto da Silva. Escolas rurais como espaços formativos: vozes de professores que atuaram na região de Borebi/SP. UNESP. Maria Edneia Martins Salandim 187
2018 Cris Elena Padilha da Silva. Memórias da Professoralidade: trajetórias de professores de Matemática da cidade de Pelotas. UFPel. Diogo Franco Rios 198
2018 Francine Fernandes Araujo. Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos Brincando com Números (1956-1960). UFPel. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov 181
2018 Jeser Caleb Candray Menjívar. CFD e GESTAR II: compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado. UFPR. Emerson Rolkouski 192
2018 Laura Leal Moreira. A universidade volante e a formação de professores no interior do paraná na década de 1960. UFPR. Carlos Roberto Vianna 288
2018 Michelle Camargo Major. Histórias sobre a formação continuada de professores de matemática dos anos finais do EF da RME de curitiba. UFPR. Emerson Rolkouski 338
2018 Person Gouveia dos Santos Moreira. Jogos de linguagem e geometria euclidiana plana: um olhar terapêutico wittgensteiniano para dois manuais didáticos usados em cursos de licenciatura em matemática. UFMS. Thiago Pedro Pinto 190
2018 Rozana Morais Lopes Feitosa. A Matemática e a atuação do professor de Matemática na percepção de alunos cegos em escolas públicas de Campo Grande– MS. UFMS. Luzia Aparecida de Souza 185
2018 Tatiana Rozalia Guedes. Entre a necessidade e o jogo político: uma história sobre a criação e extinção do curso de ciências da uems em cassilândia. UFMS. Thiago Pedro Pinto 186
2018 Lorena Carolina Rosa Biffi. História da matemática em livros didáticos do Ensino Médio: um olhar a partir do manual do professor. UEM. Lucieli M. Trivizoli 189
2019 Mélany Silva dos Santos. A Constituição de um Fundo Documental e a Matemática no Curso Preparatório à Admissão ao Ginásio Pelotense. UFPel. Diogo Franco Rios 202
2019 Makele Verônica Heidt. Matemática Moderna no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (1964-1979). UFPel. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov 207
2019 Ivone Lemos da Rocha. Álgebra para resolver problemas: as propostas de Otelo de Souza Reis e Tito Cardoso de Oliveira, década de 1910. UNIFESP. Luciane de Fatima Bertini 188
2019 Cleber Schaefer Barbaresco. Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos. UFSC. David Antonio da Costa 187
2019 Suélen Rita Andrade Machado. As modificações curriculares do curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá: Mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996. UEM. Lucieli M. Trivizoli 259
2020 Gabriela Regina Vasques Oruê. A trajetória escolar da geometria analítica no ensino secundário brasileiro: constituição e funcionamento em tempos da reforma Francisco Campos, 1931-1942. UEM. Marcos Cesar Danhoni Neves 196
2020 Adir Rosa da Silva. A formação docente e o processo de ensino e Aprendizagem de matemática nas comunidades Indígenas do alto Xingu. UNIC. Gladys Denise Wielewski 34
2020 Crissya Laura de Moraes Nascimento. Educação e gestão: o percurso histórico sobre a vida profissional de Sarita Baracat de Arruda no cenário educacional e político mato-grossense. UFMT. Marlene Gonçalves 36
2020 Elislene Mendes. Panorama histórico da licenciatura em matemática da UFMT-Cuiabá no período de 1960 a 2018: um percurso traçado por meio dos PPC. UFMT. Gladys Denise Wielewski 34
2020 Ivonete Gomes de Souza Ventura. Vestígios da formação de professores primários e o ensino de matemática em nova brasilândia (1970-2000). UNIC. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida 37
2020 Janine Marques da Costa Gregorio. Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970. UFSC. David Antonio da Costa 34
2020 Josélia de Souza Soares Ferreira. As contribuições de Theobaldo Miranda Santos para o ensino de matemática e a construção de saberes profissionais de professores primários em Mato Grosso (1950 - 1980). UNIC. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida 40
2020 Laura Silva Dias. SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A Metodologia da Matemática em tempos de Matemática Moderna em Mato Grosso. UFMS. Edilene Simões Costa dos Santos 39
2020 Luana Pereira da Costa. O FRACASSO ESCOLAR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: um estudo sobre a disseminação da relação entre o fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem, veiculadas pela revista Nova Escola (2013 a 2019). PUC-SP. José Geraldo Silveira Bueno 37
2020 Luiz Eduardo Brescovit. Os cadernos de planejamento e o ensino de matemática na escola primária Paranaense na década de 1980. UNIC. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida 35
2020 Mariana Lira Ibiapina. Paradigma da formação de professores orientada pela investigação no brasil: estudo a partir de documentos normativos (1988-2018). UNESP- Rio Claro. Flavia Medeiros Sarti 36
2020 Odair Gonçalves Márquez. Aspectos históricos relacionados ao ensino da matemática elementar em estabelecimentos de ensino em Corumbá, Mato Grosso, no período de 1908 a 1977. UFMS. Edilene Simões Costa dos Santos 47
2020 Paulo Vinícius Pereira de Lima. PISA: análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018). UnB. Geraldo Eustáquio Moreira 33
2020 Reinaldo Camargo da Silva. Um olhar dispersivo e narrativo para a criação do Curso de Ciência da Computação da UFMS. UFMS. Thiago Pedro Pinto 38
2020 Suele Lopes Pedroso. Formação de professores: programas de ensino de mato grosso e a transformação dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares (1910-1960). UFMS. Edilene Simões Costa dos Santos 34
2021 Aline Suemi Moroto. SABERES PARA ENSINAR GEOMETRIA NO ENSINO PRIMÁRIO: um estudo sobre manuais escolares produzidos por Theobaldo Miranda Santos. UFMS. Edilene Simões Costa dos Santos 39
2021 Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza. Professoras de gerações distintas (1938-1985), frente às representações impostas sobre mulheres na docência: uma análise histórica. UNESP- Rio Claro. Rosane Michelli de Castro 37
2021 Elizaine Vaz Santos. Programa Gestar I: o ensino de matemática na formação de professores em exercício da rede municipal de Cuiabá (2001-2004). UNIC. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida 36
2021 Leonardo Thomaz Sauter. A formação de professores primários do Rio Grande do Sul: enunciações sobre os saberes matemáticos em publicações dos boletins do centro de pesquisas e orientação educacionais. UFRGS. Maria Cecilia Bueno Fischer 35
2021 Lucélia da Silva Cavalcanti. Histórias e memórias de professores(as) de escolas rurais no Sul de Mato Grosso (1968-1978). UFGD. Alessandra Cristina Furtado 35
2021 Luciane Bichet Luz. Saberes elementares de matemática na Escola Normal regional Imaculada Conceição de Pelotas – RS (1965-1973). UFPel. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov 39
2021 Mariana Duarte de Souza. Construções geométricas na formação de professores de matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. UFMS. Thiago Pedro Pinto 34